segunda-feira, 2 de maio de 2011

Metodologia da reunião de abril do @virajovemsp


Círculos no chão
O jogo imita a dança das cadeiras. Porém, aqui acontece o contrário: quando os círculos (que tanto podem ser bambolês quanto cartolinas recortadas) são retirados, nenhuma pessoa pode ficar fora deles.

 Batata quente
Adaptação do jogo “Batata Quente”. A galera é dividida em dois grupos, e são dadas duas bolas/bonecos de cores distintas, sendo que cada qual representa um grupo. Conforme as bolas vão passando pela roda, se a bola do grupo oposto cair na mão de um membro do outro grupo, este sai. O grupo que ficar com mais membros vence.

Fotógrafos
Formam-se duplas: nelas, uma pessoa é o fotógrafo e o outro, a câmera fotográfica. O fotógrafo tapa os olhos da câmera, tapa seus olhos e a conduz para um lugar que ele queira que seja a foto. Quando chega no lugar, destapa os olhos e pede pra que a pessoa guarde a imagem do que vê. Depois disso, maquina e fotógrafo invertem suas posições.

A dinâmica leva à discussão da interdependência do ser humano, da confiança no outro e da diferença dos pontos de vista. Abordar as relações entre o Eu e o Outro como ferramentas para a construção individual e coletiva, levando à formação da relação também com a cidade.

Cabelos-lanche-pautas

Durante o lanche, puxamos uma discussão a partir da matéria sobre cabelos da revista, para que cada um conte sua experiência/relação com seu cabelo e leva a discutir o impacto sobre uma característica/estilo seu ter impacto no Outro.
            Após, falamos sobre a matéria da exposição Água na Oca, e pedimos sugestões para matérias para a revista ou para o blog do Virajovem.

            Informes/avaliação geral
            A galera compartilha as impressões sobre a oficina e dá recados/convites para as próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário