quinta-feira, 7 de abril de 2011

Metodologia da oficina “o Eu”

“Amigo secreto”
Os mediadores entregam tarjetas para os participantes para que estes escrevam um trecho de uma música que gostem. Em seguida, estes trechos são misturados em uma sacola e as tarjetas são distribuídas novamente aos virajovens que, no final da oficina, tentarão descobrir quem escreveu aquele trecho de música. (20 minutos)

“Pés”
Formam-se grupos de quatro ou cinco pessoas. Os mediadores colocam uma música e determinam o número de pés em que o grupo deve se apoiar. Quando a música pára, os membros tem que tentar se equilibrar. (10 minutos)

“Interrompo”
Formam-se duas rodas, uma dentro da outra. Uma pessoa começa a se apresentar; se outra pessoa ouvir algum ponto do relato da primeira e tê-lo em comum, levanta a mão e diz “eu interrompo” e prossegue o relato, falando sobre si – até ser interrompido por outro alguém, que tenha algo em comum.

Em momentos específicos, os mediadores juntarão e separarão as rodas.

Observação: Caso duas pessoas disserem “eu interrompo”, a primeira pessoa a levantar a mão será quem dará continuidade à dinâmica. (20 /25 minutos)

“Apresentação”
Breve apresentação da história da Viração e do Virajovem. (10 minutos)

“Avaliação da revista”
Avaliar junto ao grupo a revista do mês e sugerir pautas. (20 minutos)

Nós e o Virajovem SP”
Momento para o grupo sugerir ações para o conselho virajovem, excedendo a revista. (15 minutos)

“Estátua”
Cada participante deverá reproduzir o que mais gosta de fazer através de uma estátua – fingindo escrever, por exemplo. Os mediadores estarão encarregados de tirar fotos destas. (25 minutos)

“Lanche”
Pausa pra galera comer. (10/15 minutos)

“Encerramento do amigo secreto”
Todos se reúnem em uma roda para revelarem as identidades das pessoas que escreveram o trecho da música e, também, falar como descobriram (ou não). (15/20 minutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário